E ai galera, beleza? Como eu disse na postagem anterior (http://animesmangaseafins.blogspot.com.br/2013/02/analise-dos-mangas-da-semana-1-op-698-e.html), hoje, a princípio, a seria a primeira parte da análise dos mangas da semana. No entanto, em função dos mangas terem saído ontem, a "programação" de ontem ficou pra hoje, e ela é a resenha de animes já assistidos por mim. E começaremos pelo anime que terminei de assistir recentemente: "Great Teacher Onizuka", também conhecido como "GTO"!
"Onizuka Eikichi, 22 anos de idade, solteiro" é uma frase que é dita pelo personagem principal quase todos os episódios e que marca a série do começo até o final. O anime, com 43 episódios no total, conta a história de um jovem ex-delinquente e ex-chefe de gangue de moto que decide seguir seu sonho de se tornar um professor. No entanto, ele tem uma metodologia "diferenciada" e um jeito próprio de resolver as coisas.
Uma animação um pouco antiga que retrata alguns pontos da educação da relação humana não só dentro da sala de aula, mas da própria vida em si. Os alunos de Onizuka, em função de traumas passados com professores, tentam fazer de tudo para que ele seja expulso do colégio e que sofra bastante no processo, enquanto enfrentam, cada um, os próprios problemas dentro e fora das aulas. Onizuka, no entanto, não é um mero professor. Ele é um amigo, ele é um colega de sala, ele é alguém próximo dos alunos que os entende e que encara o mundo de forma tão imatura e jovial quanto eles ou até mais, o que acaba, pouco a pouco, fazendo com que os alunos apeguem-se a ele e queiram que ele fique.
O Japão é conhecido por ter um sistema de ensino rígido e bem regrado, mas esse anime, baseado em um manga homônimo, quebra todos as barreiras e paradigmas, expondo verdades sobre diversos temas das relações alunos/professor que chega quase a ser um tapa na cara. O anime, infelizmente, não representa o manga inteiro, só até uma parte, mas a série fez tanto sucesso que rendeu dois "doramas", um em 1998 e outro em 2012, que são uma expressão em japonês para uma espécie de interpretação (que vem da palavra em inglês "drama"), que nada mais é do que uma "novelização" da série, ou de parte dela, feita com atores reais, e alguns boatos dizem que poderá surgir a continuação do anime nos próximos tempos, mas nada foi confirmado de fato.
GTO é anime divertido, emocionante e que faz o espectador pensar sobre vários pontos da conduta da sociedade e da própria conduta. Não é um anime para ser levado completamente na brincadeira mas também não é pra ser levado completamente a sério, pois Onizuka sempre faz alguma idiotice nos episódios, não importa o quão ruim a situação esteja.
É um anime que recomendo que todos assistam para ver que o ensino não é somente aprender fórmulas, conceitos e teorias, mas também é o preparo das pessoas para serem os seres humanos que guiarão o futuro com suas atitudes e decisões.
Para quem quiser assistir, mando o link do Animes Heaven. O primeiro episódio é um pouco "pesado" pela fato de ter sido um especial de uma hora, demonstrando que o anime chegou chegando na época. Assistam, divirtam-se e emocionem-se com a trajetória dessa louco delinquente juvenil atrás uma namorada, grana e ser o melhor de todos os professores do Japão, sempre acompanhado de sua moto, seus cigarros e suas poses impressionantes. A seguir, o link para download da série completa: http://www.animesheaven.com.br/2008/06/great-teacher-onizuka-episodios.html
Espero que tenham gostado da primeira resenha de animes do blog. Em breve, haverão mais resenhas, tanto de animes como de mangas, para todos, tanto para que eu indique animes para vocês como que vocês indiquem animes para mim. Quem sabe eu leia o manga de GTO para ver qual é o verdadeiro final criado pelo autor, mas isso fica mais pra frente. Até as próximas postagens, galera! Valeu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário