terça-feira, 2 de abril de 2013

Análise de Anime do Dia #63 - Bakuman III 25


Olá de novo e novamente, leitores e leitoras! Essa é a postagem correspondente à segunda-feira. Normalmente ela sairia de domingo, mas em função de ser o último episódio da série, resolvi dar uma "atenção especial" para ela. O motivo da postagem de segunda estar sendo feita na terça foi explicado na postagem do último episódio de Fairy Tail (http://animesmangaseafins.blogspot.com.br/2013/04/analise-de-anime-do-dia-61-fairy-tail.html). Depois dessa, farei a postagem normal de terça-feira e ai ficará tudo certinho, tudo voltando ao normal (e ainda tenho várias postagens para fazer que estão "guardadas"). Agora, sem mais delongas, à postagem!
Pois é, pois é... A "novela-animada" chegou ao fim. Uma obra-prima, sem sombra de dúvidas. Perdurou durante 3 temporadas, cada uma com 25 episódios, num total de 75 episódios, o que não é mole na atualidade, visto que animes vem e vão, a maioria com 13 ou então 26 episódios. No máximo, um deles chega aos 51, mas não aos 75. E olha que, como eu disse nas postagens anteriores, Bakuman foi acelerado para que acabasse em três temporadas. Pra mim, deveria entrar na quarta, mas não durar 25 episódios, pois ai estariam fazendo o contrário: alongando a obra. Mas não foi isso que aconteceu. Paciência, acabou. Agora é conviver com isso...
Enfim se aproxima o tão esperado dia em que os sonhos de Mashiro e Azuki se realizarão. Os dois se preparam, embora estejam muitos nervosos, como de costume. Todos que se envolveram em suas vidas, de modo direto ou indireto, e que sabem de suas ambições, também aguardam ansiosamente pelo momento. Eis que enfim começa o episódio de Reversi. Todos aproveitam cada segundo dele. Assim que ele acaba, Mashiro avisa para Azuki que está em frente à sua casa e ela sai. Ele a recebe com uma Ferrari nova e de terno. Os dois começam a relembrar os bons momentos que tiveram e que viveram juntos nos últimos dez anos em que trabalharam para cumprir a promessa que fizeram um ao outro. Mashiro segue as ideias do diário de seu tio para fazer o pedido de casamento perfeito, levando Azuki para sua antiga casa, o local onde eles se falaram pela primeira vez e que fizeram suas promessas. Será que Mashiro conseguirá fazer o pedido perfeito? Será que ele e Azuki começarão enfim suas vidas juntos? Será que eles irão cumprir a promessa que fizeram na última vez em que se viram?
Com a mesma animação de todos os episódios da série até então, o episódio foi de boa qualidade e marcou o fim da série Bakuman. Foi uma longa estrada e apesar dos trancos e barrancos, chegou ao seu final. A última "pergunta" feita por mim logo acima aca sendo respondida pela própria imagem da postagem, mas pra mim não havia melhor imagem do episódio para postar. Tinha que ser essa, não tinha jeito. Bakuman marca o segundo grande sucesso na carreira da dupla Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, os mesmos mangakas que nos trouxeram o tão diferente "Death Note", o qual um dia ainda farei uma postagem. Uma obra é completamente diferente da outra, tanto na ideia em si quanto no traço. Quem vê de longe, diz que é impossível que sejam do mesmo autor e do mesmo desenhista, mas são. E isso é mais uma prova do quanto esses dois são bons. Eu os admiro desde "Death Note", e Bakuman só me fez admirá-los ainda mais como autores e como mangakas. Os caras são muito bons, de verdade.
No entanto, o universo de Bakuman é imenso. Imensamente gigantesco, pra dizer a verdade. Foram tantas histórias, micro-histórias e histórias paralelas que os autores acabaram por se perder e deixar muitas coisas que deveriam ser melhor desenvolvidas e exploradas no ar, e esse é um ponto em que o anime acerta, numa tremenda reviravolta dos atropelamentos que fez nessa terceira temporada. O anime "estendeu" cada um dos pequenos núcleos e falou mais sobre eles, inclusive o núcleo dos próprios personagens principais, o quarteto principal. Claro que os animadores não podem fazer mágica e sair contando tudo e mais um pouco, eles têm suas limitações. Mas o pouco que fizeram já me deixou muito satisfeito e muito feliz. Era exatamente o que eu queria que fizessem e eles fizeram. Estão de parabéns, de verdade. A única coisa que não concordei é que, pra mim, a "música final" deveria ter sido "Blue Bird", a primeira abertura de todas. Nada contra a música escolhida, mas "Blue Bird" foi a música que deu a primeira identidade ao anime. A primeira abertura da terceira temporada serviu bem, só acho que "Blue Bird" teria dado o toque final perfeito para a coisa toda. Mas fazer o que, né...
Mais um anime que eu baixava pela PUNCH Fansub chega ao fim, para a minha alegria. Não tinha tantas reclamações quanto a Bakuman, apesar de eles deixarem bem claro, em praticamente todos os "trabalhos" que fazem, que eles não utilizam alguém como revisor, ou se utilizam, deveriam colocar uma pedra no lugar pois a revisão seria exatamente a mesma. É mais um vínculo que eu quebro com o site, e já não era sem tempo, diga-se de passagem...: http://www.punchsub.com/listar/248/episodios/mp4/3.
E é isso, meu povo. Obrigado por me acompanharem no fim de mais essa série incrível. Espero poder vir com mais novidades da dupla Ohba e Obata pra vocês. Até lá, não desistam dos seus sonhos, sejam perseverantes e apostem em seu trabalho, em suas habilidades, pois nunca se sabe quando elas poderão mudar sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário